Propriedades do quartzo



Quartzo, mineral amplamente distribuído de muitas variedades que consiste principalmente de sílica, ou dióxido de silício (SiO2). Pequenas impurezas como lítio, sódio, potássio e titânio podem estar presentes. significadodaspedras.com

O quartzo atraiu a atenção desde os primeiros tempos; os gregos antigos conheciam os cristais limpos de água como krystallos - daí o nome cristal, ou mais comumente cristal de rocha, aplicado a esta variedade. O nome quartzo é uma antiga palavra alemã de origem incerta, usada pela primeira vez por Georgius Agricola em 1530.

Consulta: https://www.significadodaspedras.com/propriedades-do-quartzo/


Propriedades do quartzo

O quartzo existe em duas formas: (1) alfa-, ou baixo, quartzo, que é estável até 573 °C (1,063 °F), e (2) beta-, ou alto, quartzo, estável acima de 573 °C. Os dois estão intimamente relacionados, com apenas pequenos movimentos de seus átomos constituintes durante a transição alfa-beta. A estrutura do beta-quartzo é hexagonal, com um grupo de simetria de mão esquerda ou direita igualmente povoado em cristais.

A estrutura do alfa-quartzo é trigonal, novamente com um grupo de simetria direita ou esquerda. Na temperatura de transição a estrutura tetraédrica de torções beta-quartzo, resultando na simetria do alfa-quartzo; os átomos movem-se de posições especiais de grupo espacial para posições mais gerais.

Consulta: https://www.significadodaspedras.com/quartzo-claro/


Em temperaturas acima de 867 °C (1,593 °F), o beta-quartzo muda em tridimita, mas a transformação é muito lenta porque a quebra da ligação ocorre para formar uma estrutura mais aberta. Em pressões muito altas o alfa-quartzo se transforma em coesita e, em pressões ainda mais altas, em stishovita. Tais fases foram observadas em crateras de impacto.

cristal de quartzo

Assim como a compressão e a tensão produzem cargas opostas, o efeito inverso é que a alternância de cargas opostas causará expansão e contração alternadas.

Uma seção cortada de um cristal de quartzo com orientação e dimensões definidas tem uma frequência natural desta expansão e contração (i.e., vibração) que é muito alta, medida em milhões de vibrações por segundo.

Placas de quartzo devidamente cortadas são usadas para controle de freqüência em rádios, televisores e outros equipamentos de comunicação eletrônica e para relógios e relógios controlados por cristal.

Consulta: https://www.significadodaspedras.com/quartzo-rosa/

                https://www.significadodaspedras.com/ametista/

China, Japão e Rússia são os principais produtores mundiais de quartzo. Bélgica, Brasil, Bulgária, França, Alemanha, África do Sul e Reino Unido também extraem quantidades significativas do mineral.


Saiba tudo sobre

https://www.significadodaspedras.com/jasper/

https://www.significadodaspedras.com/turquesa-ou-turquesinha/

https://www.significadodaspedras.com/o-que-e-a-jadeite/ 

Comentarios

Entradas populares de este blog

Importance of social media marketing

3 restaurant marketing ideas

Keys to restaurant SEO